Como Maximizar o Potencial do Cérebro Com Mapas Mentais

Tony Buzan é um escritor e pesquisador inglês, responsável pela sistematização dos mapas mentais e por torna-los populares através de seus livros sobre performance cerebral.

Apesar dele ser considerado hoje o criador dessa ferramenta, existem muitas referências a técnicas parecidas desde os primórdios da humanidade. Dizem que até Leonardo da Vinci utilizava um método semelhante, isso não é incrível?

O que eu sei e posso afirmar sem sombra de dúvidas… é que isso realmente funciona. Posso te confessar que criar e utilizar mapas mentais foi o pulo do gato na minha vida.

Você sabe a internet é um paraíso para quem gosta de ler, estudar e aprender coisas novas. Existem informações sobre tudo… e o que acontece é que quanto mais conhecimento você tem … mais opções e escolhas você pode fazer na vida.

E apesar disso parecer legal, na verdade se torna um problema.

Sim, ao contrário do que muita gente pensa ter opções demais é um problema.  Fica difícil decidir o que fazer em meio a tantas escolhas. O cérebro precisa gastar muita energia para fazer decisões conscientes.

E para piorar isso geralmente é acompanhado de muita ansiedade, porque você sabe que tem potencial para muita coisa mas não sabe por onde começar. Onde concentrar sua energia? Qual o primeiro passo que deve dar?

Já teve esse problema? De não saber o que fazer?

Como Maximizar o Potencial do Cérebro

Eu conheço muita gente assim, tem muito potencial mas fica perdido na hora de executar. Pois bem, aqui entra o #hackmental de hoje eu vou te ensinar como organizar suas ideias. Preste atenção porque você só precisa de uma folha de papel e um lápis para começar e é bem fácil.

O fato é que nosso cérebro é formado por bilhões de neurônios e eles se ligam uns aos outros como se fosse uma rede. Uma rede neural.

Agora o interessante é que essa característica de relações entre neurônios também se reflete em como nossa memória funciona. Afinal de contas nossa memória é associativa, como uma rede.

Preste atenção a esse exemplo… Eu vou te falar uma palavra e você pensa nas primeiras coisas que vierem a sua cabeça.

A palavra é sorvete. O que vem na sua mente? … Morango, chocolate, baunilha, casquinha, sorveteiro, picolé …  enfim existem varias memorias associadas a essa como uma rede.

E isso é fantástico, porque se você compreende como sua memoria funciona. Então você pode usar esse mesmo princípio para organizar suas ideias de uma forma mais eficiente para o seu cérebro aceitá-las.

Assim são criados os mapas mentais. Você pensa em um assunto anota e vai puxando associações.

Você pode fazer resumos, organizar planejamentos e varias outras coisas usando essa técnica simples.Veja alguns exemplos interessantes que tem no google

Legal né? É bem fácil estudar e se organizar assim… basta dividir seus projetos e ideia em tópicos, sub tópicos, descrições… usar cores, imagens e desenhos. Tudo é super intuitivo.

O mais legal dessa técnica é que a informação se fixa em sua memoria de longo prazo muito mais facilmente…. Por isso se ainda não o fez, faça agora o compromisso consigo mesmo de criar o seu primeiro mapa mental.

Eu te garanto vale a pena. É assim que consigo controlar o excesso de informação e me manter organizado em minha vida e meus projetos.

Veja bem, para te ajudar a compreender melhor como essa técnica é poderosa, eu coloquei disponível para download um mapa mental completo resumindo todos os episódios anteriores da serie #hacksmentais.

É o meu presente para você, quero que veja como é fácil se lembrar de todo o conteúdo que já foi falado anteriormente apenas com esse mapa mental simples.

>> Faça o Download Aqui


Youtube #hacksmentais by Marcelo Maia

Aprenda Hipnose Conversacional, Elimine a Auto Sabotagem e Aumente Seu Poder Pessoal

1 Comentário

  1. Pingback: Como Maximizar o Potencial do Cérebro Com Mapas Mentais – Mentalismo Brasil

Deixe uma resposta