Como Ler 3X Mais Rápido 📖 Em 5 Minutos

Em 1988 na universidade de Princeton houve um seminário chamado de PROJETO PX onde estudantes e pessoas de nacionalidades diferentes testaram um método de leitura dinâmica promovido pelo americano Tim Ferris.

Esse método elevou a velocidade media de leitura das pessoas analisadas em mais de 386% e foi testado inclusive em pessoas com dislexia.

Agora se você não conhece esse cara ainda, deveria procurar saber mais a respeito.
Ele é como uma lenda do aprendizado acelerado. Ele vive a vida provando que é possível aprender novas habilidades rapidamente pensando de forma estratégica e pratica.

Enfim, a ideia é que se você entende alguns princípios básicos do sistema visual humano você pode eliminar ineficiências e aumentar a velocidade de leitura enquanto aumenta a retenção.

Quer ver? Deixa eu te explicar algumas coisinhas sobre leitura que talves você ainda não saiba.

O que acontece é que durante uma leitura de uma linha de texto por exemplo, nossos olhos não fazem um movimento completamente retilíneo.

O que os olhos fazem na verdade é dar alguns pulinhos, seguidos de uma pausa de fixação. Essa fixação dura aproximadamente meio segundo para uma pessoa destreinada.

Ou seja, quando você esta lendo… seus olhos dão pequenos saltos e param por alguns segundos no texto que está na área de foco. Sendo essa área de foco é geralmente do tamanho de um polegar.

Para provar isso, eu quero que você faça um teste bem simples.

Presta atenção:
Pegue um livro, feche um dos olhos e coloque o seu dedo em cima. Pronto, agora comece a ler e sinta os pequenos pulinhos que os seus olhos dão.

Bem legal ne, da pra sentir bem o movimento dos olhos.

Ok, então agora você pode estar se perguntando mas Marcelo como eu posso usar esse conhecimento para aumentar minha velocidade de leitura e manter a compreensão?

Pois bem, existem 4 coisas que você pode fazer agora mesmo:

Primeiro. Você precisa calcular sua velocidade de leitura atual, se não como você vai saber se esta realmente aumentando ou não depois do treinamento.

Segundo. Você precisa diminuir os pontos de fixação ocular por linha para diminuir o tempo de leitura.

Terceiro. Você precisa eliminar a regressão e a releitura de trechos, que é causada por falta de concentração.

Quarto. Você precisa treinar para condicionar seus olhos a aumentarem a área de foco e expandir seu campo de visão periférica para conseguir ver mais palavras durante as fixações oculares.

O método completo tem vários passos, mas para facilitar o processo eu vou te ensinar agora um super #hackmental que vai te permitir ter muito mais eficiência e ainda treinar os pontos essenciais que foram discutidos.

Você esta preparado? Então preste atenção

Tudo o que você precisa fazer é traçar duas linhas verticais no seu livro e manter a sua leitura somente entre as duas linhas. Isso vai te ajudar a diminuir seus pontos de fixação.

Veja bem, tradicionalmente você lê iniciando a partir da primeira palavra e vai até a ultima da linha, no entanto esses 2 pontos de fixação ( no começo e no fim da linha ) não servem para muita coisa, porque você acaba fixando seus olhos nas MARGENS do livro.

O simples fato de eliminar esses 2 pontos de fixação, vai te fazer ganhar muitoooooo tempo e mais, como você começa a ler um pouco para frente você acaba treinando seu campo visual e melhorando a sua visão periférica nesses 2 pontos.

Ou seja, essa é uma ótima estrategia para alavancar seus estudos e te fazer ganhar tempo aumentando sua velocidade e leitura. E com treinamento você pode diminuir ainda mais o espaço entre essas duas linhas. Isso não é incrível?

Agora se você quiser se aperfeiçoar ainda mais não só a leitura, mas também concentração, foco e memoria você pode assistir a um mini curso gratuito que eu criei sobre aprendizado neuro associativo onde eu ensino varias outras técnicas comprovadas. O link está ae, logo abaixo do vídeo na descrição.

Ah espera! Se você ainda não sabe qual é a sua velocidade de leitura atual, eu vou deixar as instruções para você calcular logo ao final , então continue lendo.

Lembre-se também de deixar seu comentário dizendo qual sua velocidade de leitura antes e depois de aplicar esse #hackmental … e ajude também seus amigos com dificuldade compartilhando esse vídeo com quem precisa.

Abraço forte e ate breve.

————————————–

*Instruções Para Calcular Sua Velocidade De Leitura Atual *

1 Conte cada palavra nas três primeiras linhas de um livro. Não importa por onde começar, contanto que tenha um ponto de partida. Por exemplo, assuma que há 60 palavras.

2 Divida o número de palavras que contou por três. No exemplo, 60 palavras divididas por três equivalem a 20 palavras por linha.

3 Conte cada linha na página e multiplique o resultado pelo número de palavras por linha. No exemplo, assuma que há dez linhas, então 10 vezes 20 é igual a 200 palavras.

4 Comece a ler e marque o tempo. Por exemplo, leia por cinco minutos.

5 Conte o número de páginas que leu, incluindo partes delas. No exemplo, assuma que leu 4,5 páginas.

6 Multiplique o número de páginas que leu pelo número de palavras por página. No exemplo, 4,5 vezes 200 é igual a 900 palavras.

7 Divida o número total de palavras que leu pelo número de minutos, para descobrir a sua velocidade de palavras por minuto. No exemplo, 900 palavras divididas por cinco equivalem a 180 palavras por minuto.

Aprenda Hipnose Conversacional, Elimine a Auto Sabotagem e Aumente Seu Poder Pessoal

Deixe uma resposta