Tempo de leitura: 6 minutos
E se eu te dissesse que problemas não existem, o que existe são apenas pessoas com falta de criatividade.
Vamos ser sinceros, o seu cérebro é o computador mais poderoso da galáxia, tendo evoluído milhares de anos para te tornar o ser mais criativo da terra, e agora você vai me falar que encontrou um probleminha qualquer e você não consegue resolver.
Poxa, se liga! Você é muito maior que seus problemas. Sacode a poeira, levanta a cabeça e fique atento porque eu vou te mostrar ainda neste vídeo alguns truques práticos para você desenvolver sua habilidade de resolver problemas e sair do modo de reclamação e mimimi para entrar em um modo de criatividade porospopedico.
Com frequência a criatividade é vista como um dom que ou você nasce com ou nunca terá. Mas na verdade não é bem assim, como qualquer outra habilidade a criatividade pode ser aprendida e treinada.
Veja bem, Walt Disney, foi demitido do jornal onde trabalhava aos 22 anos, com a terrível justificativa do seu chefe de que ele não era criativo o suficiente. Sorte que isso não impediu ele de se tornar um dos maiores cartunistas do mundo anos depois.
Assim como um músculo que se você não usa vai se atrofiando, sua habilidade criativa precisa ser estimulada para quando você precisar ela poder funcionar adequadamente e te ajudar a resolver os problemas encontrados.
Sim, a criatividade é uma das melhores ferramentas que existem para resolver problemas. Na verdade eu digo mais… não existem problemas para pessoas criativas, o que existem são apenas oportunidades de você poder usar sua criatividade.
Nós podemos basicamente definir criatividade como sendo a habilidade de criar coisas novas encontrando formas e funcionalidades diferentes do padrão. Podendo essa criação servir como demonstração artística ou para uma necessidade prática.
Entendeu? Não? Então deixa eu te mostrar como funciona. Vejamos como você se sai com esse experimento.
Preste atenção, pegue um papel, ative o cronômetro do seu celular e se prepare para pausar o vídeo por 2 minutinhos e responder a seguinte pergunta:
Quantas funções você consegue pensar agora para um clipe de papel como esse?
Por exemplo… juntar papel… limpar os ouvidos… flecha em arminha de liguinha enfim… anote em uma lista quantas ideias diferentes você consegue pensar.
Pause o vídeo por 2 minutos e então despause.
Ok. Pronto?
Se você está na média, provavelmente conseguirá pensar em uns 10 ou até 20 usos diferentes. Eu pensei em 14. Deixe o seu comentário ae embaixo dizendo quantos conseguiu.
O teste do clips foi criado em 1967 por Joy Paul Guilford como uma medição de pensamento divergente. E faz parte de avaliações conhecidas como “testes de uso alternativos” que visam medir a criatividade.
Tudo bem, essa foi a teoria demonstrada. Agora resta a pergunta prática: como VOCÊ pode estimular sua criatividade?
É fato que existem várias dicas em livros sobre criatividade, eu poderia citar por exemplo o livro “O cérebro criativo” da Neurocientista Shelly Carlson, que é muito bom.
Mas sinceramente o hackmental de hoje é uma dica de valor sentimental para mim, acontece que até a adolescência eu era uma pessoa que não sabia desenhar, nem homem palito eu sabia fazer direito. Eu era péssimo desenhista e eu acreditava que quem sabia desenhar tinha esse dom especial que eu nunca teria.
Era uma convicção para mim. Eu realmente acreditava naquilo com todo o meu ser. E foi assim, até o dia que eu li o livro Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro da autora Betty Edwards.
Apesar da teoria dos hemisférios cerebrais direito criativo e esquerdo lógico matemático ser um mito. Esse livro ensina de forma clara e com exercícios simples como acessar o potencial de visualização do seu cérebro, para conseguir ver com clareza imagens em sua mente.
Funciona mesmo, coloquei o link do livro na descrição.
Acontece que depois que eu li esse livro, houve um estalo em minha mente. Como se uma porta se abrisse, eu entendi que se eu podia aprender a desenhar… haha então eu podia aprender qualquer coisa que eu quisesse.
E foi essa crença, essa concepção de liberdade, que despertou meu potencial criativo quando eu era mais novo, a ideia de que eu poderia usar minha imaginação como um tipo de super poder para resolver qualquer problema que surgisse em meu caminho.
Agora se a imaginação é como um super poder. Eu posso imaginar qualquer coisa que eu quiser, e você também pode porque você tem o mesmo super poder que eu tenho, quer ver?
Se eu te falar pra pensar em um cavalo roxo com crina de fogo dirigindo um carro esporte amarelo na frente de uma cachoeira dourada onde pessoas azuis tomam banho.
Eu tenho certeza que você conseguiu visualizar cada detalhe em sua mente. E isso é o mais incrível. Ou seja, para sua mente criativa nada é impossível, você pode imaginar o que você quiser não existem limites.
Como disse Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado ao que sabemos e entendemos, enquanto a imaginação abraça todo o universo”.
Para mim a criatividade é na verdade uma vertente da imaginação, uma vontade de transformar sua imaginação em algo tangível ou real. Por isso o hack mental de hoje para aumentar sua criatividade é esse, preste atenção. Se você realmente quer ser criativo faça algo que você duvida que faria.
Talvez você já saiba desenhar, então a minha dica não vai servir bem para você. Se este é seu caso, tente aprender a tocar violão, quem sabe dançar.. enfim, faça algo diferente do que você faria normalmente. Algo que desafie suas crenças sobre si mesmo.
Isso vai sobrecarregar seus circuitos neurais e criar novas conexões entre seus conhecimentos e habilidades de uma forma tão extraordinariamente incrível que me faltam adjetivos para explicar a emoção deste momento, então eu vou resumir com uma imagem:
Eu acredito que quando você percebe que você pode fazer coisas que você não acreditava conseguir ou que seria capaz… Esse insight, essa transformação interior causa uma espécie de efeito cascata libertando sua criatividade e expandindo sua consciência sobre seu verdadeiro potencial.
A verdade, é que um novo mundo de possibilidades se abre quando você se permite experimentar coisas novas e foge um pouquinho do tradicional e do previsível para si mesmo.
E lembre-se o adulto criativo é a criança que sobreviveu.