Como o Cérebro Reage ao ERRO ❎ e Como Eliminar a FRUSTRAÇÃO %$@ | #hacksmentais15

Em uma série de experimentos com mais de 400 crianças a pesquisadora Carol Dweck fez uma descoberta muito interessante.

Veja bem, o que ela fez foi dividir os alunos em 2 grupos e dar a eles testes de matemática bem simples. Pronto, depois que eles se saiam bem porque o teste era bem fácil.

A pesquisadora elogiava os seus desempenhos. Só que de 2 formas diferentes.Para um grupo ela dizia:

“Parabéns você deve ser muito inteligente” e para o outro grupo ela dizia: “Parabéns você deve ter se esforçado muito por isso”

Conseguiu entender?O primeiro grupo era recompensado pela sua inteligencia, enquanto o segundo grupo por seu esforço.

Ok. Então logo depois disso ela dava a opção para a criança escolher entre mais 2 testes … um mais difícil e um mais fácil parecido com o que ela tinha acabado de responder.

E é aqui que começa a ficar interessante.

As crianças que foram recompensadas pela sua inteligencia escolhiam o teste mais fácil. Enquanto as crianças recompensadas pelo seu esforço, em sua maioria preferiam escolher o mais difícil.

Isso não é incrível?

Como o Cérebro Reage ao ERRO ❎ e Como Eliminar a FRUSTRAÇÃO %$@

Isso se deve ao fato de que quando elogiamos uma pessoa pela sua inteligencia, ela vai querer parecer inteligente, o que significa que ela vai evitar cometer erros.

E quando cometer algum ela vai ficar ainda mais frustrada porque vai ficar pensando que talves não seja tao inteligente assim, afinal não conseguiu resolver aquela questão.

A questão aqui é que o medo de errar inibe o aprendizado.

A pesquisadora Carol Dweck fez variações desse experimento em salas de aula e comprovou que as crianças constantemente recompensadas pelo seu ESFORÇO melhoravam suas notas drasticamente.

Veja bem, as crianças que foram elogiadas pelo seu esforço rapidamente incorporaram uma mentalidade de crescimento, ou seja, elas começam a pensar “ poxa trabalho duro me trouxe até aqui, então mesmo que eu não saiba as respostas eu só preciso me esforçar mais e talves eu as encontre”.

Isso faz toda a diferença. E eu ainda posso te surpreender um pouco mais, olha isso.

Um outro cientista chamado Jason Moser da universidade de Michigan mapeou o cérebro de diversos indivíduos enquanto eles faziam um teste. Enquanto acertavam e errava varias questões.

Enfim, isso foi chamado de experimento Moser e ele conseguiu mapear exatamente o que acontece no cérebro quando temos uma frustração.

Presta atenção, o que acontece é que quando erramos algo. Uma resposta involuntária de reação ao erro é disparada do córtex cingulado anterior.

Uma área do cérebro responsável por monitorar comportamentos, antecipar recompensas e regular a atenção.

Aquele momento que você diz:  
– mais que merda. Não acredito que isso não funciona.

Ok, então depois disso de 100 a 150 milésimos de segundo vem outra resposta que é a atenção ao erro, você percebe que errou e observa o resultado ruim.

Então as pesquisas provaram que quem aprende mais rápido, erra como todo mundo, mas a questão é que presta atenção ao erro e tenta aprender com ele…  Enquanto algumas pessoas entram em um ciclo de auto negação, e evitam o erro como uma ameaça a suas crenças.

Deixa eu tentar ser mais claro.

Escuta, tem gente que acredita que nasceu com uma certa quantidade de inteligencia e que não pode fazer muito a respeito disso…  E tem gente que acredita que pode ficar melhor em qualquer coisa desde que invista tempo e energia suficiente.

O que você acredita?

Você é daqueles que quando encontra um erro encherga isso como uma falha – um sinal que você não tem talento suficiente para aquela tarefa OU você vê erros como uma parte fundamental para o aprendizado?

Pense nisso. A simples mentalidade de acreditar em si mesmo e no seu potencial pode mudar tudo.

E lembre-se sempre de elogiar as pessoas, seus filhos, funcionários e amigos pelo esforço que eles tiveram mesmo se não conseguiram exatamente o resultado que esperavam. Isso mostra que você se importa e ainda os ajuda a manter uma mentalidade de crescimento que vai se espalhar positivamente também em outras áreas da vida.

E se você gostou desse conteúdo, clique no joinha e compartilhe com seus amigos. Você se esforçou muito para chegar até aqui, ao final desse vídeo e eu sou grato por isso. Muito obrigado pelo seu tempo e por sua atenção.

  • Espera! O fisico Niels Bohr uma vez definiu expert como “uma pessoa que cometeu todos os erros que se pode cometer naquela área” … e eu também acredito nisso. Não tenha medo de errar, se estiver se sentindo frustrado apenas de um tapinha nas costas e diga para si mesmo. “Ok, não deu certo dessa vez, mas eu agradeço o seu esforço. Na próxima vez faremos ainda melhor.”
  • Isso funciona como mágica, e eu espero que realmente possa te ajudar a manter uma mentalidade positiva.

Abraço forte e até mais.

Aprenda Hipnose Conversacional, Elimine a Auto Sabotagem e Aumente Seu Poder Pessoal

Deixe uma resposta