Tempo de leitura: 3 minutos
Em 1948 o psicólogo Bertram Forer deu a cada um de seus alunos um teste de personalidade. Depois disso, ele disse que cada aluno receberia uma análise única e individual baseada nos resultados dos testes, e que eles deveriam avaliar a precisão da análise em uma escala de 0 (muito ruim) a 5 (muito boa).
Em média as avaliações receberam nota 4,26 o que significa que a precisão da analise foi excelente segundo os alunos.
O mais impressionante vem a seguir. Depois de receber essas notas Forer revelou a verdade:
A verdade é que cada aluno tinha recebido o mesmo texto, montado com frases de diversos horóscopos…
Isso não é incrível?
O efeito Forer também chamado de falácia de validação pessoal é a observação de que as pessoas julgam exageradamente verdadeiras as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas.
Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia, leitura de mãos e alguns tipos de testes de personalidade.
Estudos posteriores indicaram que as pessoas dão notas maiores se qualquer das seguintes for verdadeira:
a pessoa acredita que a análise é individual e personalizada.
a pessoa acredita na autoridade de quem a está avaliando.
o avaliador dá ênfase aos traços positivos da personalidade.
Isso não é fantástico?
Você pode utilizar esse mesmo principio para criar uma conexão emocional profunda com outras pessoas, fazendo as acreditar subconscientemente que você tem uma ligação com ela.
Sabe quando você acaba de conhecer alguém mas sente que já conhece aquela pessoa a tempos. Pois então, aqui está o segredo.
Essa técnica é ensinada em cursos de mentalismo e até mesmo em cursos de sedução com o nome de leitura fria e tem como objetivo criar um rapport instantâneo com qualquer pessoa.
E agora você pode utilizar essa estratégia prática para aumentar seu poder de comunicação.
Esse é o #hackmental de hoje, para entrar no subconsciente das pessoas e deixa-las mais abertas as suas sugestões você pode simplesmente usar frases genéricas para mostrar que você sabe mais sobre a pessoa do que ela mesmo.
Como criar rapport?
Você pode dizer coisas como:
Olha eu sei que você tem orgulho por ser um pensador independente, e não aceita as opiniões dos outros sem uma comprovação satisfatória. Por isso que eu gosto de você.
Ou ainda.
O que eu percebo é que você tem uma necessidade de ser querido e admirado por outros, mas mesmo assim você faz críticas a si mesmo. Isso porque você tem uma capacidade não utilizada que ainda não a tomou em seu favor e isso ainda te incomoda um pouco não é mesmo?
Viu é bem fácil.
Você pode literalmente utilizar frases de horoscopo para ler a personalidade de qualquer pessoa. Basta decorar algumas citações legais.
E se você estiver interessado em aprender estrategias ainda mais avançadas fique atento porque na próxima semana começa minha nova série sobre persuasão por isso se ainda não se inscreveu, essa é a hora entre no site e garanta seu acesso.