Tempo de leitura: 4 minutos
Em 1978 a doutora Ellen Langer e seus colegas realizaram um experimento muito interessante em uma fila de xerox.
Os testes examinaram como diferentes solicitações poderiam afetar a disposição das pessoas para permitir que um indivíduo furasse ou não a fila.
No primeiro teste, o participante disse: “Desculpa, tenho cinco páginas. Posso furar a fila?”
Neste cenário, cerca de 60% das pessoas permitiram que ele furasse fila e usasse a máquina antes delas.
Na segunda situação, fizeram uma pequena alteração. Desta vez, o participante disse:
“Desculpa, tenho cinco páginas. Posso furar a fila porque estou com pressa?”
Você percebeu a pequena diferença entre os dois pedidos? Vamos examiná-lo com atenção: A solicitação foi ligeiramente alterada acrescentando um “porque” (o motivo).
“Porque eu estou com pressa” não é uma boa desculpa para a maioria de nós. Mesmo assim, cerca de 94% das pessoas deixaram que ele furasse a fila desta vez.
Se você achou estranho, vamos à solicitação usada no terceiro e último teste:
“Desculpa, tenho cinco páginas. Posso furar a fila porque eu tenho que fazer cópias?”
É uma justificativa insuficiente para que as pessoas deixassem o participante furar fila, afinal, todo mundo ali quer tirar cópias.
Apesar disso, 93% das pessoas permitiram que ele passasse na frente, apenas 1% a menos que no caso anterior, porém, 33% a mais que no primeiro teste, no qual não há um porquê no pedido.
Esse experimento foi repetido outras vezes com algumas alterações nos parâmetros e os resultados ainda foram surpreendentes.
O que isso significa realmente?
Esse experimento prova que algumas palavras podem ativar padrões de comportamentos automáticos que fazemos sem pensar…
Isso é chamado de Mindless behaviour que é quando NÃO prestamos atenção aos elementos realmente relevantes e fazemos decisões sem pensar racionalmente.
Agora a coisa mais surpreendente, é que ao contrario do que muita gente imagina, nossas decisões quase nunca são conscientes.
A maioria das decisões rápidas do cotidiano são inconscientes e processadas emocionalmente … e então só depois nosso cérebro logico encontra uma justificativa para explicar porque tomou aquela decisão.
Presta atenção porque saber disso te coloca em uma posição de extrema vantagem em relação a qualquer um que não compreende como seu próprio cérebro funciona. E como a sua mente processa decisões.
A maioria das pessoas nem se quer imaginam isso. E agora você é uma pessoa privilegiada.
Lembre-se que com grande poder vem grande responsabilidade.
O fato é que fazer decisões de forma consciente gasta muita energia e para economizar essa energia nosso cérebro mais primitivo e emocional repete padrões automáticos que foram condicionados em sua vida, como por exemplo esse que foi demonstrado no experimento.
Um favor é pedido – Uma razão é dada – Então tudo bem! aceite o pedido
Como aumentar seu poder de influência?
Existe um padrão inconsciente automático disparado pelo simples uso da palavra PORQUE … o gatilho mental da razão.
Vamos voltar um pouco no tempo, lembra do experimento de pavlov que eu falei no primeiro vídeo da serie? A palavra porque é uma ancora, um signo sinal que ativa um reflexo condicionado.
Ou seja se você quer aumentar seu poder de influencia consideravelmente em um pedido, dê uma bom motivo, diga O PORQUE e você verá como mágica acontece.
Mesmo quando a exigência do pedido é grande, quando se tem uma boa razão, uma razão importante a probabilidade de receber um sim pode subir para mais de 90%.
Isso não é extraordinário?
Mesmo que você seja um mendigo e esteja pedindo dinheiro na rua, se você usar a palavra porque seus resultados vão aumentar. Isso é garantido cientificamente.
Agora antes que você me pergunte se existe mais palavras como essa, sim existe! Mas eu não irei ensina-las nessa serie.
Se você estiver curioso e quiser aprender mais então clique no link na descrição desse video e descubra quais são as outras 7 palavras de encantamento hipnótico que ativam partes primitivas e irracionais do cérebro.
Você vai ser redirecionado automaticamente para meu NOVO curso de hipnose conversacional secreta onde irei te mostrar como eliminar objeções e ultrapassar qualquer resistência usando apenas essas 7 palavras cientificamente comprovadas em sua comunicação.