💡Resenha Livro: A Única Coisa

Transcrição :

Aqui é o Marcelo e para esse vídeo eu preparei uma apresentação muito legal utilizando uma técnica  que eu chamo de facilitação visual.  Essa é a mesma técnica que ensino nos meus cursos privados de aprendizado acelerado e leitura neuro associativa.

Como você pode ver – usando simples desenhos nós podemos criar  resumos intuitivos que são fáceis de entender e memorizar. Fica muito fácil aprender dessa forma e para te demonstrar exatamente como isso funciona, eu trouxe para hoje um resumo do livro –   A única coisa – como o foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida.

Esse é um livro fantástico, com um conteúdo extremamente relevante que ensina passo a passo como você pode se tornar uma pessoa mais produtiva tanto em sua vida profissional quanto pessoal aplicando estrategias e princípios cientificamente comprovados.

Você vai aprender como eliminar o estresse causado pela correria do dia a dia, como se livrar do overload de informação e vai descobrir ainda como conseguir ter mais resultados com menos esforço.  Por isso fique atento e preste muita atenção.

Antes de iniciarmos, eu queria que você soubesse porque eu estou fazendo esse vídeo. O fato é que tenho recebido muitas mensagens e emails de pessoas que querem saber quais são os livros que eu leio, quais são os cursos que eu faço enfim onde eu encontro informações para criar meus treinamentos e vídeos então eu espero que com essa nova serie você possa ficar por dentro dos bastidores e ainda descobrir quais são os cursos e livros que eu recomendo.

Bem vamos ao que interessa agora.

Logo no inicio o livro cita um proverbio russo que diz, que se você tentar perseguir dois coelhos vai acabar não capturando nenhum.     Isso porque é humanamente impossível focar em duas coisas ao mesmo tempo e esse é o ponto vital no qual todo o livro se fundamenta.

O mais fantástico é que esse principio vai exatamente de encontro com a lei de pareto.

O que essa lei diz é que na natureza e o no universo, ao contrario do que a maioria das pessoas imagina, não existe uma relação equivalente 50 -50 entre causa e consequência.

Na verdade a proporção é bem diferente, geralmente 80 – 20. Ou seja, isso significa que existe uma distribuição desigual entre tarefas realizadas e os resultados gerados.

Esse é um conceito que explica porque de todas as empresas abertas 80% fecham as portas enquanto apenas 20% prosperam… ou porque de todos os traders que operam em bolsa de valores 20% tem lucros enquanto a maioria perde dinheiro.

Porque 20% da população da terra tem 80% do dinheiro do mundo, enfim eu poderia citar vários outros exemplos que comprovam essa lei natural.

Podemos dizer que algumas coisas, geram mais resultados do que outras. Esse é um conceito que explica como é possível trabalhar menos e ganhar mais.

Quer ver um exemplo, pense no seguinte.

Ali na esquina tem uma sorveteria, a sorveteria do seu José. Lá tem sorvete, picolés e açaí.  Ae no final do més o seu José vê no balanço que 85% das vendas é de sorvete, 10% de picolés e 5% de açai.

O que o seu José pode fazer para aumentar seus lucros rapidamente?
Ele pode simplesmente parar de focar no açaí e nos picolés e aproveitar esse novo espaço para vender ainda mais sorvete.

Você consegue compreender? O gasto de energia e esforço para vender açaí e picole não compensa nesse caso, é melhor focar naquilo que da mais resultado e ampliar.

Tem uma serie de tv chamada o Sócio, que as vezes eu assisto com o Marcus Lemonis e o cara é um super empresario que compra empresas em falência e as torna lucrativas.

E se você prestar atenção vai ver que uma das maiores habilidades dele é exatamente essa, tirar o desnecessário e canalizar a energia da empresa nos produtos campeões.

Ou seja, essa é uma habilidade milionária. Sabe porque?

Veja bem, as vezes um esforço minimo pode causar uma reação em cadeia gigantesca. Pense por exemplo em um domino. Para que você possa derrubar uma peça de 5 cm você precisa de muito pouco esforço, basta um leve toque.

No entanto, essa peça pode derrubar outra com o dobro do tamanho, e então outra maior… ate que na quinquagésima sétima peça seja praticamente do tamanho da terra a lua.

Pense bem, isso é insano. O poder de uma progressão geométrica pode se iniciar a partir do mais leve toque.Isso é o que acontece quando você canaliza a sua energia em um projeto.

Por exemplo, algo como escrever um livro pode parecer muito difícil e cansativo no começo.

Mas se você se preocupar em escrever apenas 1 pagina por dia fica muito fácil, e em questão de algum tempo e você terá escrito seu livro.

Agora, outro ponto interessante é o fato de que somos muito mais eficientes quando fazemos uma única coisa de cada vez. Isso acontece porque nosso cérebro não faz multitarefa como um computador.

Por exemplo, quando você esta trabalhando e tem que parar para atender o celular, o que acontece é que seu cérebro reorienta toda a sua concentração para o seu celular e então depois de realizar a tarefa ele volta a reorientar sua atenção para o trabalho. Então você acaba perdendo tempo e energia pois sua mente tem que ficar reorientando o fluxo de pensamentos.

O que não acontece quando você esta concentrado, quando você foca em uma coisa só o fluxo fica continuo e você economiza tempo e esforço porque a força da sua energia canalizada cria momentum.

Chances são de que você não esteja acostumado a estudar ou trabalhar focando em uma única tarefa de cada vez… isso porque vivemos em um mundo muito corrido e acabamos nos condicionando a pensar e acreditar que somos multitarefas. O que não é verdade.

Por isso para ensinar sua mente a se comportar mais eficientemente e trabalhar de forma concentrada a melhor forma é utilizar blocos de tempo.

Você pode definir por exemplo um bloco de 25 minutos e então um descanso. Ou seja durante 25 minutos você tem que ficar completamente focado na tarefa que precisa realizar e evitar qualquer distração. E assim que o tempo se encerra, você pode descansar alguns minutos.

Esse é o mesmo principio do método pomodoro que eu já falei em outros vídeos sobre concentração. No inicio você precisa de muita disciplina para conseguir treinar seu cérebro a trabalhar dessa forma, mas com o tempo logo isso se torna um habito e a partir dae fica cada vez mais fácil.

Outro ponto importante é a ideia do planejamento. Os autores estudaram centenas de pessoas de sucesso e encontraram algo em comum em todas elas. Elas pensavam grande.

Sim, pensar grande é bom. Porque se o seu sonho é alto você tem que fazer algo extraordinário para alcançar e suas ações vão ser mais gritantes, agora se o seu sonho é baixo você não vai se importar em realizar nada grande e então resultados pequenos vao surgir como consequência.

Como diz o ditado: mire na lua, porque se você errar ainda sim vai estar entre as estrelas.

Steeve Jobs por exemplo transformou a apple em uma empresa bilionária, por conhecer esse segredo simples fazer uma única coisa de cada vez. Um projeto único de cada vez.

No livro não faltam outros exemplos de empresas e ideias que funcionam seguindo esse principio

Eu sei que agora você deve estar se perguntando, mas Marcelo como que eu posso descobrir qual é a coisa mais importante que eu tenho que fazer. Como que eu posso encontrar essa resposta.

Pois bem, existe uma pergunta que você pode fazer sempre que estiver com duvida. A pergunta é : Qual é a única coisa que posso fazer de modo que ao faze-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?

Pense nisso.Sempre que você estiver com duvida, o que eu devo fazer isso ou aquilo. Se faça essa pergunta, o que é mais importante?

Seu cérebro vai te dar a resposta, não importa se é sua vida profissional, sua saúde, seus relacionamentos ou mesmo sua vida espiritual. Pergunte para si mesmo

Por exemplo.Qual é a única coisa que posso fazer nos meus relacionamentos de modo que ao faze-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?

E quando a resposta vier a sua mente, faça exatamente isso!

O mais fantástico de tudo isso é que quando você foca somente no que é mais importante, e vai eliminando coisas superficiais você acaba ganhando mais tempo livre e sua vida se torna mais prazerosa.

Uma outra coisa que o livro ensina que vai completamente ao contrario do que o senso comum pensa é organizar seu calendário de atividades de acordo com suas ferias e descanso.

Sim, ao invés de focar somente no trabalho e quando der sair de ferias. Você foca na diversão antes e organiza o seu tempo em torno disso.

Sua diversão e tempo com a família tem que ser a prioridade da sua vida, dessa forma você vai trabalhar com muito mais energia porque sabe que vai ter uma recompensa depois.

Isso não é incrível? Vai de acordo também com o experimento de pavlov sobre condicionamento que eu já falei a respeito em outros vídeos.

Lembrando que depois que você definiu qual é a sua única coisa a ser feita é muito importante que as pessoas ao seu redor e o seu local de trabalho estejam em harmonia com essa meta, com esse objetivo.

O ambiente é muito importante para o sucesso. Para isso, deixe claro para todo mundo qual é a sua meta e trabalhe somente com pessoas alinhadas a isso.

Quando você compreende essas leis naturais, tudo fica mais fácil e divertido.  

Se as coisas estão muito complicadas e você esta se esforçando demais esta na hora de rever seus conceitos.

Veja bem, se você está infeliz com algum aspecto da sua vida siga o conselho e faça a pergunta:Qual é a única coisa que posso fazer de modo que ao faze-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?

Isso vai te reorientar quando estiver perdido.

🏬 Adquira o livro aqui:
http://bit.ly/ofoco

Livro: A Única Coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida
Autores: Gary Keller e Jay Papasan

Aprenda Hipnose Conversacional, Elimine a Auto Sabotagem e Aumente Seu Poder Pessoal

Deixe uma resposta